sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Clube de Astronomia retorna a Hogwarts

O professor de astronomia Bjorn Logwenthts mal terminou sua formação auniversitária e já é um dos destaques no ensino da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Bjorn, juntamente com o professor coordenador de Astronomia (e atual diretor da escola bruxa) Anthony Di Vasconcellos e o apoio do corpo estudantil, conseguiram trazer o Clube de Astronomia, fundado inicialmente pelo também professor da matéria Keane Dale, de volta a ativa e com reuniões já marcadas e tematizadas.



Numa entrevista cedida para nossa equipe, Bjorn deu todos os detalhes acerca do funcionamento do Clube de Astronomia, suas melhorias e afins. Confira:

Profeta Diário: Como surgiu a ideia de trazer o Clube de Astronomia de volta a suas atividades? E por quê?

B.L.: Eu fui o responsável pela iniciativa, mas sem o apoio do professor Anthony e da direção da escola e dos funcionários, a ideia nunca teria saído do papel. Surgiu do interesse dos alunos demonstrado em sala de aula, eles sempre foram muito participativos e muitas vezes a temática das aulas estendia-se muito além do horário, o que demonstrava o quão interessados na matéria estavam. O Clube de Astronomia será um lugar onde poderão discutir mais abertamente sobre as áreas e os temas que eles mais gostam dentro da Astronomia, além de proporcionar atividades extracurriculares, práticas e até viagens acadêmicas.

Profeta Diário: Você tocou num ponto interessante, as viagens acadêmicas. Então você pretende levar os integrantes do clube para fora dos muros de Hogwarts? Acha que é um método de ensino mais atrativo aos alunos?

B.L.: Sim, pretendo realizar várias viagens para lugares bem interessantes com eles, como foi a viagem para a Dinamarca no ano anterior. Já temos uma agendada para Nazca, no Peru, e conversando com a direção poderão vir outras, pois os alunos se mostram muito participativos durante as excursões, sempre lotando os lugares e se divertindo bastante, além de crer que o  ensino fica muito mais proveitoso dessa maneira. 

Profeta Diário: Dá até vontade de voltar a estudar! (risos). Certo, e quanto os alunos? Todas as turmas poderão participar do Clube de Astronomia? Tem tido um bom retorno por parte dos estudantes e um interesse mútuo no Clube? 

B.L.: Sim, alunos, professores e funcionários são bem-vindos no clube. Já temos até um enfermeiro, se não me engano. E sim, o interesse por parte dos alunos tem sido gratificante, só não tivemos nossa primeira reunião ainda por conta de algumas complicações na data, mas a maioria se mostrou muito interessado e empenhado a participar das discussões e sugerir temas para os encontros, antes alguns até me paravam nos corredores para tirar dúvidas adicionais acerca da matéria, e agora eles tem um lugar próprio para isso.

Profeta Diário: Bem, então o que nos resta saber é se já existe um horário pré-determinado das reuniões, lugar fixo e quando acabam as inscrições. E, já aproveitando, saber quando será a próxima reunião do Clube de Astronomia!

B.L.: As inscrições estão abertas para todos o ano letivo todo, e também o espaço para assistir as reuniões, que acontecerão sempre no Planetário, que fica na orla do Lago Negro. O horário e o dia das reuniões serão sempre informados aos membros com antecedência através das corujas, e a próxima reunião será sexta-feira (29/09), ás 23:00 horas. Todos são bem-vindos a participar. 

Além da entrevista com o professor Bjorn Logwenthts, o Profeta Diário entrou em contato também com alguns alunos indicados como destaques dentro do Clube de Astronomia, que cederam suas opiniões sobre o projeto do ponto de vista estudantil. Emilly Kovalenko (Gryffindor, 13), Emerald Gonzàlez (Gryffindor, 17) e Owen Sayrie (Slytherin, 17) falaram sobre suas expectativas para o Clube de Astronomia, o que acham necessário para que o projeto permaneça em funcionamento e a orientação do professor Logwenthts a frente do clube. 

E.K.: A inciativa do clube de Astronomia na escola despertou em muitos alunos, esses dos mais variados anos, a curiosidade que é muito enrustida sobre o assunto em questão. E no clube essa curiosidade é tratada com o incentivo e atenção pelo professor, que sempre teve boa vontade e paciência conosco. Bjorn é um professor incrível, e acredito que posso encher a boca para falar dele desta forma e não haverá um só aluno que irá dizer o contrário. E só terá elogios em relação a direção deste ao clube, sem a menor dúvida. Acredito que o clube nos dá a oportunidade de não só explorar ainda mais o campo da astronomia - que convenhamos, é extenso demais para ser compactado a pequenas aulas -, nos faz pensar, desenvolver um pensamento critico sobre o nosso universo, sobre nosso planeta e até mesmo sobre nós mesmos. Além disso, o incentivo que recebemos para com pesquisas, desenvolvimentos e até mesmo na criação de feitiço mostra em primeira mão o valor e o entusiasmo que todos nós, alunos, estamos empenhados por acreditarem em nosso potencial. [...]E não é isso que Hogwarts deveria querer de seus alunos? Um envolvimento maior; um anseio por novas descobertas? Criar conteúdo exclusivo provido diretamente de seus alunos, e não só isso, como também o fato de que alguns projetos podem vir a ser úteis no futuro para outros da comunidade bruxa!

E.G.:  São várias expectativas. Digo, quem não gostaria de participar de um clube cujo professor é comprometido com o que faz e ainda nos trás diversas abordagens sobre? Já conversei sobre o Bjorn com algumas das minhas expectativas, além de aprender, é claro! Mas seria mais sobre entender mais de nosso universo, as teorias de multiversos, como funciona cada coisinha e, se der, até mesmo tentar fazer uma "prática" disto com a magia! Seria incrível!

O.S.: Eu espero o comprometimento dos alunos, em primeiro lugar. Eu sei que o professor Bjorn não vai abandonar o que faz, a menos que os alunos apareçam para realmente participar, e não apenas dizer que está lá por simplesmente estar.

London, 2056

Aurora D. Collet Dae

Nenhum comentário:

Postar um comentário