domingo, 25 de fevereiro de 2018

1783

A flora mais sensível da Europa oriental já começa a perecer após dois meses sem receber nenhuma luz solar - fato que nos faz recordar um momento não muito lembrado por nós, mas de grande importância. Um momento que serviu como um dos motivos para a Revolução que traria para o Velho Mundo, a Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Um vulcão não tão ativo quanto seus vizinhos da Islândia, chamado Laki, ao fim do ano de 1783 iniciou uma erupção. Algo que os humanos da época jamais imaginariam que poderia ocorrer, contudo descobriram da pior maneira possível: a grande montanha entrou em erupção por oito meses, devastou uma imensa área no país, e após o pouco derramamento de lava, a erupção prosseguiu liberando gases tóxicos, entre eles o enxofre. E o que uma erupção vulcânica tem a ver com a Revolução Francesa? 

Após esse período de erupção uma imensa nuvem pelos ventos de nosso planeta, seguiu para cima da França, e lá ficou estacionada, trazendo aos camponeses uma grande fome. O que ocorre hoje, aconteceu naquela época, contudo seus alimentos vinham da terra - sem indústrias. Ora, a fome se agravou de forma horrenda, e as classes mais altas, incluindo nobreza e clero, continuavam fazendo seus gigantescos banquetes enquanto o resto da população sofria pela grande Crise  de Fome. 

Hoje voltamos a 1783. 4 anos antes de uma revolução. 

Mas haverá revolução? Haverá algum gesto se quer de nossa parte? Difícil dizer. Difícil enxergar o destino de nossa próxima semana. 

Nosso vulcão está em erupção - e já levou 47 bruxos inocentes a óbito.

Por Joshua C.


Nenhum comentário:

Postar um comentário